quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alimentação na adolescência

Durante a adolescência, a alimentação balanceada é muito importante, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes da fase, serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida.
Neste período podem aparecer novos hábitos de consumo pela influência de amigos, rebeldia contra os controles exercidos pela família, busca de autonomia e identidade, dentre outros fatores que podem ocasionar hábitos alimentares errados (como o fast food ao lado) acaretando possíveis problemas na saúde como obesidade, problemas cardíacos, etc.

ra evitar este tipo de situação é muito importante o apoio da família e, principalmente, compreensão do momento em que passa esse adolescente. Além de realizar um controle alimentar com alimentos nutritivos (um prato bem colorido é o jeito mais simples e correto de realizar uma adequada refeição) para que ele cresça saudável e com bons hábitos. Exercícios físicos também são de extrema importância, para que ele queime a energia acumulada, se sinta mais disposto, além de lhe trazer vários outros benefícios.
A Pirâmide Alimentar abaixo ilustra como devem ser distribuidos os alimentos diariamente





Por: Elisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário